Notícias e Atualidades
5 informações importantes sobre histeroscopia
Outro procedimento que gera dúvidas nas pacientes é a histeroscopia. Selecionei 5 informações que respondem perguntas frequente sobre ela:1️⃣ - Anestesia
Pode ser feita sem anestesia, mas eu recomendo que a histeroscopia seja realizada com anestesia porque além do potencial de causar dor à paciente, caso ocorra algum achado, um pólipo por exemplo, o médico pode realizar uma intervenção imediatamente, sem a necessidade de agendar um outro procedimento.
2️⃣ - Atraso menstrual
Mulheres com atraso menstrual relacionado à suspeita de gravidez não devem ser submetidas à histeroscopia porque ela pode prejudicar a gestação. Um dos protocolos do exame é apresentar o BHCG recente antes de realizá-lo.
3️⃣ - Sangramentos
Sangramentos não são empecilhos para a realização da histeroscopia desde que não exagerados. Em muitos casos inclusive o objetivo do procedimento é investigar a origem dessa perda de sangue.
4️⃣ - Jejum
O exame deve ser realizado em jejum para segurança da realização da anestesia
5️⃣ - Intervenções
Durante a histeroscopia, o médico pode realizar intervenções como a remoção de pólipos ou retirar fragmentos de tecidos suspeitos para biópsias que servem para complementar o diagnóstico e também como tratamento
Alguma das informações responde a uma dúvida sua? Não? Então deixe a sua pergunta sobre histeroscopia aqui nos comentários que eu terei o prazer de respondê-la!