Notícias e Atualidades
Afinal, o que é HPV?
HPV é a sigla para Human Papillomavirus ou, traduzindo livremente para o nosso português, Vírus do Papiloma Humano. Como o próprio nome descreve, estamos falando de um vírus que tem mais de 100 subtipos dos quais 14 estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de diversos tipo câncer e são chamados de HPV de alto risco. Dentre eles, destaque para os tipos 18 e 16. Juntos esses dois tipos são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero e há evidências científicas de que eles também são causadores de tumores do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.A infecção pelo vírus é imediata e acontece por meio da relação sexual. Não existe medicamento ou procedimento que elimine o HPV do organismo.
Portanto, a forma mais comum de prevenção é evitar a infecção recebendo a vacina contra o HPV é fazendo uso de camisinha nas relações sexuais.
O Organização Mundial de Saúde preconiza a vacinação da população jovem e de pessoas imunossuprimidas como estratégia de combate às infecções por HPV.
No Brasil, a vacina é disponibilizadas nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde para:
-Meninas entre os 9 e os 14 anos de idade;
-Meninos entre os 11 e os 14 anos de idade;
-Homens e ou mulheres entre os 9 e os 26 anos de idade, portadores de HIV/Aids;
-Pessoas que passaram por transplantes de órgãos e
-Pacientes oncológicos
MAS é possível receber a vacina em clínicas particulares caso você não se encontre nesses grupos e tenha benefício em recebê-la! Consulte seu ginecologista!
#Saúde #SaúdeDaMulher #Ginecologia #CirurgiaGinecológica #CirurgiaMinimamenteInvasiva #CirurgiaPélvica #oncologiapelvica #oncoginecologia #oncogineco #cirurgiadecâncerginecológico