Notícias e Atualidades
Dicas para evitar a disbiose vaginal
Já conversamos aqui sobre a importância da microbiota vaginal, aquele conjunto de bactérias que habitam a vagina e que precisam estar em equilíbrio para que a região íntima feminina fique protegida. Hoje, decidi trazer 5 dicas importantes para evitar o desequilíbrio dessas bactérias, o que cientificamente chamamos de disbiose.1 - Higiene íntima
Evite sabão em excesso. Na verdade, apenas água já é suficiente para lavar a região;
2 - Alimentação desbalanceada
O consumo excessivo de alguns alimentos, principalmente com carboidratos podem favorecer a proliferação de microorganismos ruins na região íntima.
3 - Cuidados com a roupa íntima
Tecido sintético, peças muito apertadas e biquinis úmidos por longos períodos prejudicam a ventilação natural da vulva e da vagina e formam o ambiente perfeito para desbalanços.
4 - Estresse
Níveis elevados de estresse provocam alterações fisiológicas importantes que levam à queda da proteção local .
5 - Hábitos ruins
Tabagismo, sexo sem camisinha, uso excessivo de álcool, automedicação são hábitos que enfraquecem o mecanismo natural de proteção da região íntima.
Para finalizar, a recomendação é que toda mulher deve se conscientizar e colocar em prática: consultas periódicas com o seu ginecologista, o profissional que vai orientar e ajudar você a estar com a sua saúde em dia!
#Saúde #SaúdeDaMulher #Ginecologia #CirurgiaGinecológica #CirurgiaMinimamenteInvasiva #CirurgiaPélvica #oncologiapelvica #oncoginecologia #oncogineco #cirurgiadecâncerginecológico