Notícias e Atualidades
Benefícios dos exercícios de alta intensidade para mulheres com SOP
Praticar atividade física regularmente traz benefícios para qualquer pessoa, mas especialmente para as mulheres com Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Estudos comprovam que uma rotina de exercícios diminui os sintomas e controla a atividade da doença.Um desses estudos, publicado em 2021, acompanhou e analisou o impacto dos exercícios de alta intensidade (atividades intensas de curta duração) sobre as mulheres com SOP não tabagistas e que não usavam anticoncepcionais ou medicações sensibilizantes à insulina. As 27 participantes foram divididas em dois grupos. Um pedalando em alta intensidade e outro pedalando em intensidade moderada.
Ao final de 12 semanas, não foram constatadas perda de peso relevantes, porém, o grupo que pedalou em alta intensidade apresentou melhorias significativas na capacidade aeróbia, na sensibilidade à insulina e no nível de globulina ligadora de hormônios sexuais, quadro que trouxe uma melhoria nos sintomas de SOP.
A partir desse achado, os pesquisadores recomendam a orientação de prática de exercícios de alta intensidade como uma estratégia eficaz no controle da síndrome do ovário policístico.
É sempre bom lembrar que a adesão aos treinamentos de alta intensidade precisa ser orientada por um profissional capacitado depois de ser discutida com o seu ginecologista, pois outros fatores podem influenciar no seu resultado.
#Saúde #SaúdeDaMulher #Ginecologia #CirurgiaGinecológica #CirurgiaMinimamenteInvasiva ⠀
#CirurgiaPélvica #oncologiapelvica #oncoginecologia #oncogineco #cirurgiadecâncerginecológico #síndromedoováriopolicístico #SOP