Notícias e Atualidades
Candidíase de repetição
Candidíase de repetição, recorrente ou crônica. Todos esses nomes se referem à sequência de quatro ou mais episódios de infecção pela proliferação descontrolada de fungos do tipo Candida no período de um ano.Os sintomas mais comuns são irritação e coceira na genital e virilha, corrimento branco e até desconforto na hora da relação sexual.
Tratar a candidíase de repetição é um pouquinho diferente da candidíase esporádica porque é necessário aprofundar a investigação para descobrir se há algo que não está funcionando no sistema imunológico e o que pode estar favorecendo a proliferação desses fungos. Alimentação rica em carboidratos, descuidos, desinformação e desencontros com a higiene íntima e até o uso de alguns tipos de roupa que não permitem ventilação adequada, alterações do padrão de sono, manejo de estresse deficitário, alterações das práticas sexuais mais habituais, exposição a roupas úmidas na praia por exemplo, excessivo consumo de álcool e até cuidados na higienização da roupa íntima (como lavar? Onde pendurar? Como guardar?) podem ser a causa da perpetuação da Cândida na sua vida.
O uso de medicamentos deve ser associado à correção desses comportamentos.
As consultas regulares ao seu ginecologista ajudam prevenir ou identificar a candidíase de repetição de forma precoce, bem como instituir o tratamento de longo prazo que muitas vezes é necessário.