Notícias e Atualidades
Cirurgia robótica em ginecologia
A cirurgia robótica foi introduzida na especialidade de ginecologia a partir de 2005 e desde então vem conquistando espaço entre os ginecologistas que realizam procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Ainda é uma tecnologia restrita aos hospitais de grande porte, mas a exemplo de outros recursos tecnológicos de saúde, a cirurgia robótica tende a ser mais acessível conforme ela se consolida.As possibilidades de uso da cirurgia robótica na ginecologia são amplas. Praticamente todos os procedimentos feitos por meio de videolaparoscopia podem ser realizados utilizando o robô. Os procedimentos mais comuns são para tratar miomas, adenomiose, endometriose, cistos de ovário, e câncer de endométrio.
As vantagens são as mesmas associadas às técnicas minimamente invasivas , como menor risco de infecções, facilidade de movimentos para cortar e suturar, e tempo de recuperação abreviado.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o robô é um equipamento controlado pelo cirurgião treinado e habilitado a utilizar essa tecnologia. O cirurgião faz o procedimento por meio de um joystick com movimentos finos e extremamente precisos. A visualização acontece por meio de um visor onde são projetadas as imagens captadas por uma câmera acoplada em uma das hastes do robô