Notícias e Atualidades
Como a medicina de precisão ajuda a oncoginecologia
Você já ouviu falar em medicina individualizada ou medicina de precisão?Se a sua resposta é não, tudo bem. É uma área que está crescendo no Brasil e que vou resumir aqui como a análise da combinação de informações genéticas, sinais e sintomas, histórico familiar e exames complementares para nortear a conduta de tratamento.
Na prática, ela permite detectar se a pessoa está suscetível a determinadas patologias antes de surgirem manifestações clínicas ou escolher medicamentos e terapias que tragam melhores resultados, ou seja, saímos da perspectiva de tratamento a grupos de pacientes e passamos para o cuidado personalizado, feito a partir de características individuais e particulares descritas no seu perfil genético da pessoa.
Essa mudança de paradigma no contexto da oncoginecologia é animadora. Os casos de câncer de mama ou de ovário, por exemplo, que estão associados à mutação dos genes BRCA 1 e BRCA 2 têm as possibilidades de tratamento ampliadas quando o perfil genético da portadora desses tumores é conhecido. Estamos falando de procedimentos menos radicais, terapias medicamentosas mais efetivas, menos efeitos colaterais que fazem toda a diferença na qualidade de vida das mulheres.
#SaúdeDaMulher #Ginecologia #CirurgiaGinecológica #CirurgiaMinimamenteInvasiva ##endométriose
#CirurgiaPélvica #oncogineco #oncoginecologia
#cancerginecologico