Notícias e Atualidades
Como fica a função sexual após a histerectomia?
Se você fez ou recebeu a notícia de que precisará fazer uma histerectomia e a pergunta principal desse post é uma dúvida sua, fique tranquila que a resposta é boa.Um estudo de revisão recente, que analisou 23 artigos nacionais e internacionais sobre esse tema, publicados entre 2016 e 2021, apontou que a remoção do útero, independentemente da técnica utilizada, de forma geral, não traz prejuízos à função sexual. Pelo contrário, os dados apurados neste estudo, publicado na editoria científica da revista da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - Febrasgo, sugerem que as mulheres submetidas a esse procedimento apresentaram uma melhora na função sexual.
Os dados disponíveis até o momento trazem um pouco mais de tranquilidade para as mulheres que foram ou que terão de ser submetidas à histerectomia.
É sempre importante lembrar que remoção do útero é um procedimento que deve ser feito com indicações bem definidas porque afeta diretamente o futuro reprodutivo das mulheres e por esse motivo a decisão de realizá-la deve ser feita depois de uma conversa esclarecedora com o ginecologista.
#Saúde #SaúdeDaMulher #Ginecologia #CirurgiaGinecológica #CirurgiaMinimamenteInvasiva #OncologiaGinecológica #Oncogincologia #Endometriose #CirurgiaDeEndometriose