Notícias e Atualidades
Conheça 5 fatos importantes sobre DIP
A Doença Inflamatória Pélvica ou simplesmente DIP é decorrente da ação de microrganismos que acometem o trato genital feminino, principalmente útero, tubas uterinas e ovários causando um processo inflamatório importante que pode levar à paciente a uma internação hospitalar.Conheça 5 fatos importantes sobre essa patologia:
1 - A DIP está relacionada às infecções sexualmente transmissíveis, mas também pode acontecer por meio de infecções durante procedimentos médicos.
2 - De acordo com dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), entre 30% a 40% das mulheres com DIP sofrem de infertilidade e uma em cada 4 mulheres com a doença apresentam sequelas a longo prazo.
3 - É uma condição difícil de ser diagnosticada tendo vista que os sintomas são parecidos com o de outras doenças ginecológicas: dor no baixo ventre, dor na relação sexual, dor ao fazer xixi, corrimento e sangramento vaginal. Dores abdominais e nas costas, febre, fadiga e episódios de vômito completam a lista de sintomas da DIP. O exame físico ginecológico é fundamental para diferenciar as situações diversas que correm com esses sintomas.
4 - Há casos de Doença Inflamatória Pélvica em que as pacientes são assintomáticas. Por essa razão é fundamental que as mulheres, principalmente as mais jovens, realizem a consulta periódica com a ginecologista para acompanhamento e orientações sobre prevenção.
5 - O principal fator de risco da DIP é a relação sexual sem usar camisinha.
#Saúde #SaúdeDaMulher #Ginecologia #CirurgiaGinecológica #CirurgiaMinimamenteInvasiva #CirurgiaPélvica #oncologiapelvica #oncoginecologia #oncogineco #cirurgiadecâncerginecológico #tratamentocirugicodecancer #doençainflamatoriapelvica #dip