Notícias e Atualidades
Conização de colo do útero
Conização do colo do útero ou biópsia em cone é um procedimento cirúrgico com a finalidade de retirar um fragmento, em formato de cone, do tecido do colo para detectar a presença de células cancerígenas ou alterações do HPV no colo do útero- os famosos NIC. Em alguns casos também é feito para a remoção de tumores em estágio inicial como um tratamento preservador da fertilidade.
É uma intervenção relativamente rápida (cerca de 40 minutos) com acesso feito pela vagina e a anestesia pode ser local ou geral, dependendo do caso.
O fragmento retirado é analisado em laboratório por meio de um exame anatomopatológico que visa constatar a presença de células cancerígenas. O resultado desse exame é fundamental para planejar outras terapias, novas cirurgias ou mesmo a tão sonhada resolução completa do quadro.
A vantagem dessa técnica é ser uma cirurgia menos agressiva e possibilitar a preservação da fertilidade da mulher. Mesmo com essas características, o pós-operatório merece atenção e cuidados especiais:
Cólicas leves são sintomas comuns e podem ser tratadas com analgésicos
Após o procedimento, é necessário aguardar cerca de seis semanas para ter relações sexuais
Sangramentos leves são comuns. Caso o volume aumente e o aspecto do sangue tenha uma coloração diferente e odor, o médico deve ser comunicado.
Se você tem alguma dúvida sobre conização, deixe-a aqui nos comentários que eu respondo!