Notícias e Atualidades
Cuidados pós operatórios que evitam infecções
De modo geral as pessoas têm medo de realizar cirurgias como se essa fosse a única etapa delicada de um tratamento, mas é sempre bom lembrar que o período pós operatório merece a mesma atenção. Na área da cirurgia ginecológica, por exemplo, a complicação mais comum é a infecção.Dentro do hospital, há vários protocolos de segurança para proteger a paciente dos riscos de infecção, mas depois que ela recebe alta, esses cuidados precisam ser continuados em casa com paciência, consciência e sobretudo dedicação.
Conheça alguns cuidados básicos que ajudam a prevenir infecções:
- Siga rigorosamente a prescrição pós-cirúrgica (horários e doses de medicação, dieta, restrição de atividades físicas)
- Respeite o período de resguardo e evite relações sexuais e outras formas de contato íntimo.
- Redobre os com a higiene pessoal, principalmente com as mãos e vias de acesso da cirurgia (incisões), lembre-se: água e sabão são o melhor remédio para a ferida operatória!
-Monitore e relate à equipe que cuida de você: episódios de febre, alteração de sensibilidade, dores e sangramentos e secreções que não foram informados previamente pelo médico.
- Não use pomadas, cremes e curativos oclusivos que não tenham sido recomendados pelo seu médico, eles podem funcionar como alimento para bactérias.
São cuidados simples que fazem toda a diferença para sua segurança e sucesso do seu procedimento.