Notícias e Atualidades
Dia Mundial da Luta Contra a AIDS
Hoje é o Dia Mundial de Combate à Aids, uma doença causada pelo vírus HIV que compromete o sistema imunológico e que, ao contrário do que muita gente pensa, continua sendo bastante transmitida em todo o mundo. De acordo com o relatório de Estatísticas Globais elaborado pelo UNIAIDS Brasil, em 2020, cerca de 1,5 milhões de pessoas foram infectadas pelo vírus HIV e as metas globais de combate à doença não foram alcançadas.Como a nossa pauta aqui é saúde da mulher, separei alguns números (globais) sobre o HIV em mulheres.
-Toda semana, cerca de 5 mil mulheres na faixa etária dos 15 aos 24 anos contraem HIV
-35% das mulheres em todo o mundo já sofreram algum tipo de violência física e sexual, situação que aumenta o risco de transmissão do vírus
-50% de todas as novas infecções por HIV no mundo em 2020 envolveram mulheres e meninas
Evidentemente, a realidade do HIV é diferente nas diversas regiões do mundo, sobretudo nas nações mais pobres, mas essa é uma luta mundial que depende de ações organizadas, globais e também de conscientização.
As formas de prevenção são bem conhecidas: não se deve compartilhar objetos perfuro-cortantes e o contato sexual deve ser sempre protegido com camisinha, que pode ser adquirida gratuitamente nas unidades básicas de saúde. Aliás, há muitos anos, o Brasil, por meio do Sistema Único de Saúde, é referência mundial em políticas públicas de saúde de combate à Aids e oferece tratamento completo e gratuito para portadores. Nas unidades de saúde também é possível realizar o teste para detecção do vírus HIV.
Use camisinha! Vá em uma consulta, converse com sua ginecologista sobre a triagem de doenças infectocontagiosas (também tem a sífilis, hepatites, e outras doenças “desapercebidas” que nós mulheres portamos e podemos descobrir tarde se não procurarmos).