Notícias e Atualidades
Dia Nacional da Saúde de Jovens e Adolescentes
Hoje o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde de Adolescentes e Jovens, uma data bastante oportuna para falarmos sobre a importância das meninas nessa faixa etária procurarem (e terem acesso) ao ginecologista.Esse é assunto tão relevante, que a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - Febrasgo, chega a publicar orientações e diretrizes sobre ele.
Na prática, para nós ginecologistas, atender as meninas nesta etapa da vida é um desafio muito interessante, pois é a oportunidade de esclarecermos informações, desfazermos mitos e principalmente orientar as meninas a adotarem comportamentos que impactam a saúde da mulher a curto, médio e longo prazo.
Estamos falando de sexualidade, contracepção, autoconhecimento, gravidez na adolescência, vacinação contra HPV, criação do conceito de respeito e auto-preservação nas relações humanas, prevenção e diagnóstico precoce de doenças ginecológicas que podem comprometer projetos de vida e que podem prejudicar a qualidade de vida.
Os pais e também os adolescentes precisam se conscientizar de que cuidar da saúde da mulher nessa fase da vida é essencial para o futuro.
Infelizmente, ainda há muitas questões culturais, estruturais e de desinformação que impedem que essa conscientização avance, por isso, gostaria de provocar a reflexão sobre alguns pontos específicos que estão em destaque nas imagens deste post.
Pode até parecer soar óbvio, mas essas e outras questões ainda são empecilhos que retardam o início do acompanhamento médico e, consequentemente, a saúde e a vida das meninas.