Notícias e Atualidades
Dismenorreia
Dismenorreia é a cólica característica do ciclo menstrual que afeta de 50% a 90% das mulheres em idade fértil e, geralmente, surge depois da primeira menstruação.Ao fazer o diagnóstico classificamos a dismenorreia em dois tipos:
Primária - que acontece por conta do movimento de contração do útero para eliminar a camada interna do endométrio que, junto com o sangue, compõe o fluxo menstrual. As dores neste caso são agudas e espaçadas e costumam cessar antes do fim do período menstrual
Secundária - que apresenta dores mais intensas, contínuas que se estendem por todo o ciclo e estão associadas ao aumento da produção de prostaglandinas (inflamação) decorrentes de algum problema no aparelho reprodutor como mioma uterino, endometriose e adenomiose.
O uso de analgésicos prescritos por um ginecologista é uma alternativa utilizada para controlar a dor nos dois tipos, mas no caso da dismenorreia secundária também é necessário investigar e tratar o problema que causa essa cólica.
Fique atenta à dinâmica do seu ciclo menstrual e também às características das cólicas. Ao contrário do que se pensa, dores menstruais intensas e contínuas não são normais. Faça anotações e relate detalhadamente como ela acontece ao seu ginecologista. Isso é importante para que ele possa definir a conduta de investigação de um eventual problema relacionado ao tipo de cólica que você sente.