Notícias e Atualidades
É só uma inocente ducha vaginal
A ducha vaginal pode parecer inofensiva, mas ela esconde riscos para a saúde íntima feminina, podendo trazer mais danos do que benefícios.Vamos entender por que?
- A ducha é realizada com o propósito de “limpar” o canal vaginal, eliminar odores e proporcionar frescor. Porém, altera o microbioma, que é composto por uma variedade de microorganismos benéficos que ajudam a proteger contra infecções.
- Ao introduzir produtos comerciais (mesmo indicados para este fim) ou até mesmo somente água, esses microorganismos saudáveis podem ir embora, aumentando o risco de infecções bacterianas, fúngicas e virais, como vaginose bacteriana, candidíase e até infecções sexualmente transmissíveis. Também aumentam as chances de coceira, vermelhidão e alergias na mucosa sensível da vagina.
- Saiba que o seu sistema reprodutivo é naturalmente capaz de se auto limpar e manter o seu próprio equilíbrio.
O melhor método para manter a saúde vaginal é praticar uma boa higiene pessoal! (Volte um post e leia sobre a higienização da vulva)
E caso você observe odores persistentes, é importante consultar a sua GO para investigar a causa e receber o tratamento apropriado!