Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

(19) 3234-1975

(19) 99978-9564

Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

Notícias e Atualidades

Endometriose em adolescentes

A endometriose em adolescentes foi um dos assuntos debatidos no 50º Congresso Mundial de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva, realizado nos Estados Unidos no fim do ano passado.

De acordo com dados apresentados em um painel com esse tema, a endometriose é a principal causa de dismenorreia secundária nas meninas de até 19 anos. O mesmo levantamento apurou que 40% das adolescentes nessa faixa etária apresentam um ou mais sintomas da doença.

Os especialistas reforçam que fatores de risco como histórico familiar (parentes de primeiro grau), primeira menstruação precoce (antes dos 12 anos), sangramentos intensos e enxaqueca devem ser investigados com mais atenção, assim como sintomas urinários e gastrointestinais - náuseas, vômitos, diarreia e comorbidades que podem incluir dor miofascial, vulvodínia (dor na abertura da vagina), depressão e ansiedade. Outro ponto que merece atenção são as dores não cíclicas que são comuns e também devem ser observadas.

Além dessas observações para detecção de sintomas que podem levar ao diagnóstico precoce, o diálogo com as adolescentes sobre esse assunto é imprescindível, pois as jovens demoram três vezes mais que outros grupos de mulheres para apresentar queixas dos sintomas, segundo os pesquisadores.

Em todo o mundo, o prazo médio para o diagnóstico de endometriose é de 7 a 10 anos. Diminuir esse tempo e iniciar o tratamento o mais breve possível, impacta positivamente a qualidade de vida das mulheres, inclusive no campo social, profissional, afetivo e psicológico.

#Saúde⠀⠀
#SaúdeDaMulher⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#Ginecologia⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#CirurgiaGinecológica⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#CirurgiaMinimamenteInvasiva
#CirurgiaOncológicaPélvica⠀⠀
#CirurgiaOncológica⠀⠀
#drabárbaratavares