Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

(19) 3234-1975

(19) 99978-9564

Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

Notícias e Atualidades

Escape de urina com frequência: o que pode ser?

Escapes de urina são situações bem chatas que prejudicam o dia a dia da mulher. Algumas inclusive deixam de ter vida social por conta desse problema que precisa ser avaliado e tratado por um ginecologista. Um exame físico bem feito pode detectar a causa dos escapes e neste post eu faço uma listinha das mais comuns. Confira!

✅Fraqueza dos músculos do assoalho pélvico:
Os músculos do assoalho pélvico são responsáveis por controlar a saída de urina. Quando esses músculos estão enfraquecidos, pode ocorrer a perda involuntária de urina, especialmente durante atividades físicas, esforço ou até mesmo ao tossir ou espirrar. Pode ter origem na gravidez ou no parto, mas a verdade é que essa alteração do colágeno pode acontecer em pessoas que nunca tiveram parto. É comum que as mulheres experimentem incontinência urinária após o parto, mas muitas vezes ela se resolve com o tempo.

✅Menopausa
Durante a menopausa, a diminuição dos níveis de estrogênio pode levar à diminuição da elasticidade e espessura dos tecidos vaginais, o que pode contribuir para os escapes de urina.

✅Infecções do trato urinário
Infecções do trato urinário podem causar urgência e incontinência urinária.

Além desses fatores, certos hábitos, como o consumo excessivo de cafeína ou bebidas alcoólicas podem contribuir para os escapes de urina, tosse crônica ( asmáticas e tabagistas ) e obesidade também influenciam.

É importante ressaltar que a incontinência urinária pode ter solução. Existem tratamentos que podem ajudar, como exercícios do assoalho pélvico, terapia comportamental, medicamentos e até mesmo cirurgia, dependendo do caso.

Não se acostume e não normalize os escapes de urina. É a sua qualidade de vida que está em questão. Busque ajuda do seu ginecologista para resolver esse problema.

#Saúde #SaúdeDaMulher #Ginecologia #CirurgiaGinecológica #CirurgiaMinimamenteInvasiva #OncologiaGinecológica #Oncogincologia #Endometriose #CirurgiaDeEndometriose