Notícias e Atualidades
Histerectomia total videolaparoscopia em pacientes com endometriose profunda
A histerectomia total por videolaparoscopia em pacientes com endometriose profunda é um procedimento que exige planejamento, experiência e habilidades diferenciadas das histerectomias motivadas por outras causas benignas. É isso que diz um artigo científico, publicado este ano na revista científica Elsevier, que evidenciou essas particularidades comparando e analisando os resultados dessas duas situações.De forma geral, quando a histerectomia é realizada para tratar endometriose profunda, o tempo cirúrgico é maior assim como a perda de sangue, e com isso o risco de complicações aumenta. Além desse risco, precisamos considerar a existência de aderências, necessidade de individualizar os dois ureteres para prevenir lesões urinárias e também de aderências pela endometriose do útero com o retossigmoide, e a preservação dos nervos pélvicos apesar da doença. Tudo isso torna este procedimento mais complexo.
As mulheres com endometriose profunda que recebem indicação para esse procedimento precisam compreender a complexidade dessa abordagem antes de aceitarem ser submetidas a ele. Uma boa conversa com o cirurgião pode esclarecer todas as dúvidas e eventuais receios da paciente.
É sempre importante lembrar, que a histerectomia é uma alternativa de tratamento cirúrgico recomendada para os casos específicos em que a mulher não tem planos de engravidar. Há outras abordagens cirúrgicas para o tratamento de endometriose que possibilitam preservar o sistema reprodutivo.
#Saúde #SaúdeDaMulher #Ginecologia #CirurgiaGinecológica #CirurgiaMinimamenteInvasiva ⠀
#CirurgiaPélvica #oncologiapelvica #oncoginecologia #oncogineco #cirurgiadecâncerginecológico