Notícias e Atualidades
Indicações para cirurgia de endometriose
Assim como a endometriose é pouco conhecida, os tratamentos também são. Muitas mulheres ao receberem o diagnóstico ficam em dúvida sobre se é possível realizar o tratamento clínico ou se terão de operar.A resposta para esse dilema é uma expressão muito conhecida: depende.
Há casos em que o tratamento clínico associado a mudança do estilo de vida e terapias multidisciplinares proporcionam qualidade de vida à mulher com endometriose sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
Mas há casos em que a indicação da cirurgia é necessária porque a localização e o tamanho das lesões de endometriose estão comprometendo alguma outra função ou sistema do organismo.
Vou enumerar aqui os cinco casos mais comuns em que a cirurgia de endometriose é inevitável:
1. Oclusão intestinal: quando a lesão de endometriose bloqueia total ou parcialmente o intestino.
2. Comprometimento do intestino delgado (íleo) e do apêndice: quando a endometriose acomete esses dois órgãos, configura uma indicação cirúrgica
3. Estenose do ureter: quando a lesão de endometriose estreita o tubo que liga o rim à bexiga
4. Endometrioma de ovário: lesões de endometriose com 5 cm ou mais que comprometem os ovários
5. Pacientes refratárias à tentativa de tratamento clínico: indicação cirúrgica para diminuir a dor
É importante esclarecer que as técnicas cirúrgicas podem variar de acordo com o comprometimento. Isso quer dizer que a cirurgia pode ser apenas a remoção da lesão ou em casos mais severos pode ser necessária a retirada de uma parte ou mesmo do órgão comprometido.
Esse risco é sempre avaliado pelo cirurgião e devidamente informado à paciente no período pré-operatório e de planejamento da cirurgia.