Notícias e Atualidades
Já ouviu falar em torção de ovário?
Imagine o ovário no lugar dele, bonitinho, anexo à tuba… agora imagine ele sendo torcido. Só de pensar dá para ter uma ideia da dor que isso provoca, né?Pois é, felizmente, a torção ovariana ou torção anexial (nome técnico) é rara, mas pode acontecer e deve ser encarada como um caso de urgência, pois além da dor aguda e intensa, outra preocupação é com a possível interrupção do fluxo sanguíneo que nutre o órgão.
Ao suspeitar dessa hipótese, o ginecologista encaminhará a paciente para cirurgia que é o único tratamento possível. Atualmente acredita-se que a laparoscopia ou a robótica sejam as vias preferíveis para abordar, e deve-se tentar manter o ovário em mulheres jovens!!! Removendo apenas a causa que ocasionou a torção - um cisto, por exemplo.
A torção ovariana é uma condição que, geralmente, acomete apenas um dos ovários e, em alguns casos, também pode envolver as tubas. Ela está associada ao aumento do ovário decorrente de tumores ou cistos benignos, mas há também a possibilidade de ser resultado de alterações hormonais para estimular a ovulação e até mesmo uma gravidez.
Dores intensas repentinas, acompanhadas de vômitos e abdômen sensível são os principais sintomas de torção ovariana e não devem ser tratados com normalidade. Ao detectar esses sinais procure seu ginecologista imediatamente.
#Saúde #SaúdeDaMulher #Ginecologia #CirurgiaGinecológica #CirurgiaMinimamenteInvasiva ⠀
#CirurgiaPélvica #oncologiapelvica #oncoginecologia #oncogineco #cirurgiadecâncerginecológico