Notícias e Atualidades
Linfadenectomia
A linfadenectomia é um procedimento cirúrgico no qual é realizada a retirada dos linfonodos. Esses linfonodos - ou gânglios como também são chamados, fazem parte do sistema imunológico e têm a função de proteger contra a ação de vírus e bactérias que ameaçam o organismo, abrigando as nossas células de defesa.No contexto da cirurgia oncoginecológica pélvica, os linfonodos que são mais observados são os pélvicos e paraórticos. A retirada deles pode ser feita por videolaparoscopia, cirurgia robótica ou com a cirurgia tradicional aberta, e é um dos passos da cirurgia que trata o câncer.
Linfonodo sentinela
Alguns tipos de tumores ginecológicos permitem um procedimento menos invasivo e com menos riscos intra e pós-operatórios associados, afinal, esses gânglios acompanham nossos grandes vasos como a artéria aorta e a veia cava por exemplo.
Para evitar a retirada desnecessária desses gânglios, foi desenvolvida uma técnica chamada Biópsia do Linfonodo Sentinela. É um procedimento em que um marcador (que pode ser corante azul, tecnécio ou indocianina verde) é injetado na área do tumor. Os linfonodos que ficam marcados são retirados durante a cirurgia e enviados para análise e os demais são preservados. Isso fornece uma foto de qual o status dos outros linfonodos, e guia quais os próximos passos do tratamento que serão traçados.
Esse procedimento favorece uma recuperação muito mais rápida, risco operatório bastante diminuído e edema linfático nas pernas após o procedimento praticamente inexistente. É importante entender se é possível utilizar essa técnica para o seu caso – nem tudo é para todos. Converse com seu cirurgião e explore as possibilidades.