Notícias e Atualidades
Mioma uterino: quando é necessário removê-lo?
Nem todo mioma uterino requer remoção, a decisão depende de vários fatores. Veja mais detalhes a seguir:Sangramento: Alguns tipos de miomas são associados a sangramento uterino abundante, sendo necessária sua remoção para resolução do sangramento.
Tamanho e localização: Alguns miomas podem comprimir o reto ou a bexiga, dando sintomas significativos, como dor pélvica, desconforto durante a relação, sensação de bexiga repleta todo o tempo, constipação intestinal e dor para evacuar.
Infertilidade: Não são todos, mas alguns miomas atrapalham a gravidez e precisam ser removidos para uma boa saúde obstétrica.
Risco de câncer: Supostos miomas que crescem muito rapidamente ou que aparecem na pós-menopausa na verdade podem ser tumores malignos, e não miomas como se pensou em um diagnóstico inicial. Cirurgia é fundamental nesse caso!
Lembrando que em alguns casos a remoção do mioma (miomectomia) será suficiente e em outros casos a remoção completa do útero (histerectomia) pode ser a alternativa mais eficaz.
Cada abordagem tem suas próprias considerações e implicações. A escolha dependerá das circunstâncias de cada paciente!
#DraBárbaraTavares #CirurgiaGinecológica #Mioma #Miomectomia #Histerectomia