Notícias e Atualidades
Outubro Rosa - Conscientização sobre o Câncer de Mama
Entramos no Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre o Câncer de Mama, que depois dos tumores de pele não melanoma, são os tumores que mais afetam as mulheres em todas as regiões brasileiras.Dados do Instituto Nacional do Câncer - Inca, apontam que o Brasil deve superar 66 mil casos registrados até o fim deste ano. 40% desses casos são diagnosticados em estágios avançados, situação que diminui as chances de desfechos positivos dos tratamentos.
A boa notícia é que o número de mamografias realizadas em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, considerada a faixa etária de maior risco dos tumores de mama, vêm aumentando. Num intervalo de oito anos (2012 a 2020) o percentual de mulheres em idade de rastreamento que realizaram mamografia saltou de 52,8% para 64,9%.
Além da idade e de fatores fisiológicos de cada mulher, fatores comportamentais também influenciam no desenvolvimento de tumores da mama:
- Sobrepeso e obesidade
- Sedentarismo
- Consumo de bebidas alcoólicas
- Tabagismo
- Exposição a radiação ionizante
Eliminar esses fatores de risco e realizar acompanhamento médico regular com seu ginecologista, seguindo as orientações para exames preventivos é essencial para evitar ou diagnosticar a doença precocemente.
Converse com seu ginecologista e defina uma agenda de exames preventivos da mama, colo do útero, osteoporose, níveis hormonais, e outros que ele entenda ser necessário. Uma iniciativa simples que pode fazer toda a diferença para sua saúde.