Notícias e Atualidades
Outubro Rosa: já fez a prevenção este ano?
Chegamos a mais um outubro rosa! E mesmo não sendo a minha área de atuação cirúrgica, faço questão de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.De acordo com as estatísticas do Instituto Nacional do Câncer - Inca, os tumores de mama lideram a lista de neoplasias ginecológicas que acometem mulheres no Brasil. Em 2021, por exemplo, foram registrados mais de 66 mil casos da doença no país.
Fique atenta a qualquer alteração nas mamas, presença de nódulos, coloração ou textura diferente, secreção vazando pelo bico, dores e incômodos… não tenha receio de compartilhar essa informação com o seu ginecologista. Se ele examinar e não for algo grave, ótimo! Mas se for um sinal que precisa ser investigado, quanto mais cedo isso acontecer, melhor.
É sempre oportuno lembrar que a mamografia é o padrão-ouro para detecção do câncer de mama. No Brasil, o Ministério da Saúde tem esse exame como parte da estratégia de rastreamento para detecção precoce e é indicada para todas as mulheres entre 50 e 60 anos.
Segundo o Inca, Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com estilo de vida saudável: atividade física regular, controle do peso corporal, alimentação balanceada, evitar o consumo de álcool e tabagismo.
Cuide de você.