Notícias e Atualidades
Passo a passo da colposcopia
Algumas pacientes quando ouvem que precisam fazer uma colposcopia ficam apreensivas, não só pela necessidade de uma investigação mais aprofundada, mas pelo exame si. Se você que está lendo esse post e ainda não fez uma, confira o passo a passo desse método diagnóstico para entender como ele é tranquilo:➡1º Passo - Preparo
O preparo é a etapa que antecede o exame e quando é executado conforme as instruções melhora muito a condição de trabalho do médico e proporciona um resultado ainda mais confiável. No caso da colposcopia, o ideal é que nas 72 horas antes do exame, a paciente não tenha relações sexuais, nem aplique cremes ou medicamentos na vagina. Outro detalhe importante é que, no dia do exame, a paciente não pode estar menstruada.
➡2º Passo - Realização do exame
Depois de receber todas as informações sobre o que irá acontecer durante o exame, a paciente é colocada em posição ginecológica. Depois disso, o ginecologista introduz na vagina um dispositivo chamado espéculo para mantê-la aberta - o mesmo do Papanicolau. O colposcópio (equipamento utilizado pelo médico para visualizar a anatomia ginecológica) não toca na paciente e é posicionado a 30 cm da vagina. Eventualmente, caso o médico encontre algo suspeito, ele pode realizar uma biópsia (retirada de um pequeno fragmento de tecido para análise) então outros dispositivos específicos podem ter de ser inseridos na vagina, mas esse processo muito frequentemente é indolor ou causa leve incômodo.
➡3º Passo - Cuidados depois do exame
A colposcopia pode gerar desconfortos durante a realização e é normal apresentar sensibilidade na vagina alguns dias depois. Por isso, recomendamos evitar relações sexuais, uso de absorventes internos e duchas vaginais (essas devem ser evitadas sempre) durante esse período. Nos casos em que a biópsia teve de ser feita, também é comum acontecerem pequenos sangramentos. Se os sintomas persistirem ou ficarem mais intensos, comunique seu médico imediatamente.