Notícias e Atualidades
Pelo pubianos: manter ou depilar?
A depilação de pelos pubianos é uma prática entre mulheres e homens e, geralmente, é motivada por razões estéticas ou de higiene. A primeira é uma razão pessoal e não se contesta, já a segunda merece algumas observações.Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos em 2016 e publicada pela Revista Dermatology, da Associação Americana de Medicina, 59% das pessoas que depilam as partes íntimas, alegam que adotaram essa prática por higiene e pela saúde, mas os autores do estudo afirmam não há evidências que demonstrem os benefícios da depilação, exceto a diminuição da possibilidade da proliferação de piolhos pubianos, popularmente conhecidos como chatos.
Nunca é demais lembrar que a função dos pelos pubianos é proteger a região genital da fricção e de infecções. E é baseado nessa premissa, alguns especialistas defendem que eles não sejam raspados e que simplesmente aparar pode ser uma alternativa mais saudável.
Para quem prefere continuar deixando a região íntima sem pelos, um outro estudo, desta vez publicado na revista American Journal of Obstetrics and Gynecology, alerta as mulheres para um fato:
60% das mulheres apresentaram problemas com pelos encravados ou ferimentos de pele depois da depilação íntima. Para os médicos, que participaram deste estudo, essas inflamações e pequenos machucados podem dar origem a infecções no aparelho genital.
Portanto, se você é adepta ou não, o importante é ser feliz. E se for depilar, cuide das técnicas, utensílios e locais onde você realiza o procedimento.