Notícias e Atualidades
Por que falo tanto em vacina contra o HPV?
Pessoal, olha eu aqui de novo falando sobre vacina contra HPV. Mas essa insistência não é à toa.Você sabia que o câncer de colo do útero pode ser erradicado mesmo? Isso mesmo, esse tipo de câncer pode deixar de existir até 2030 em países onde a vacinação é feita em massa contra o HPV, vírus responsável por 90% dos casos de câncer de colo do útero.
No Brasil, essa realidade ainda é um pouco distante, mas temos vacina e está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde para a população considerada estratégica:
-Mulheres de 9 a 14 anos e imunossuprimidas de 26 a 45 anos
- Homens de 11 a 14 anos e de nove a 26 anos de idade vivendo com HIV/Aids, além de indivíduos submetidos a transplantes de órgãos sólidos/medula óssea e pacientes oncológicos
- Mesmo mulheres que já tem vida sexual ativa têm benefício atualmente de realizar imunização, mas ela deverá ser feita pela via particular > 83% de eficácia e evita em 58% uma reinfecção, ou seja, mesmo para quem já tem relação sexual vale a pena.
E quem NÃO deve vacinar?
G E S T A N T E S. E se engravidar antes de completar o esquema vacinal, deve-se aguardar o parto para a próxima dose.
Vacina contra HPV salva vidas. Compartilhe essa informação 😉
#Saúde #SaúdeDaMulher #Ginecologia #CirurgiaGinecológica #CirurgiaMinimamenteInvasiva ⠀
#CirurgiaPélvica #oncologiapelvica #oncoginecologia #oncogineco #cirurgiadecâncerginecológico #papanicolau #papanicolausemmedo #câncerdecolodoutero #câncerendocervical #vacinahpv