Notícias e Atualidades
Reposicionamento ou tratamento de complicações que envolvem o DIU
O DIU, seja hormonal ou não hormonal, é reconhecido como um método contraceptivo altamente seguro. Embora complicações sejam raras, algumas mulheres podem enfrentar situações que requerem tratamento. Veja a seguir:- Deslocamento: Se o DIU se deslocar para o colo do útero será necessário reposicioná-lo. O procedimento pode ser realizado no hospital ou no próprio consultório.
- Perfuração Uterina: Caso o DIU perfure a parede uterina, é necessário removê-lo. É realizada laparoscopia para retirar o DIU da cavidade abdominal, realizar um inventário completo e corrigir algum tipo de lesão intestinal ou vesical que pode ter acontecido.
- Expulsão: A expulsão espontânea, que geralmente ocorre nos primeiros meses após a inserção, requer a substituição do DIU ou a consideração de outros métodos contraceptivos.
- Infecção Uterina: Caso o DIU seja associado à infecção uterina, o tratamento com antibióticos é indicado. Em alguns casos, a remoção também pode ser necessária.
É importante ressaltar que essas complicações são raras. O DIU continua sendo uma opção muito segura e eficaz quando recomendado pelo ginecologista!