Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

(19) 3234-1975

(19) 99978-9564

Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

Notícias e Atualidades

Saiba mais sobre cistos ovarianos

Semana passada, publiquei um post sobre o cisto de chocolate (endometrioma) e recebi uma mensagem via DM em que a pessoa perguntava se todo cisto no ovário é um endometrioma. Como acredito que essa pode ser uma dúvida de outras mulheres, o meu post de hoje é dedicado a esse tema.

Cistos ovarianos podem ser definidos como bolsinhas com líquido dentro que surgem dentro ou na parte externa do ovário. Na maior parte dos casos essas formações são benignas, geralmente acomete mulheres no auge da idade fértil, entre 15 e 35 anos, e desaparecem sem necessidade de tratamento. Muitas vezes são do próprio bom funcionamento ovariano.

Quando os cistos ovarianos crescem mais que o normal ou não desaparecem espontaneamente ou se rompem, é necessário maior investigação.

Existem vários tipos de cistos ovarianos:

1 - Folicular: é o tipo mais comum. Ocorre quando o folículo ainda não se rompeu para a liberação o óvulo

2 - Corpo lúteo: é a evolução do cisto folicular. Se não há gravidez, ele vai regredir espontaneamente até o próximo ciclo. Se há gestação, vai manter os níveis adequados de hormônios até que a placenta está pronta.

3 - Teca-luteínico: é um tipo mais raro de cisto e está associado ao excesso de estimulação ovariana, resultado de níveis elevados do hormônio Beta-HCG

4 - Hemorrágicos : são cistos que apresentam sangramento no interior ou na parede da sua estrutura

5 - Dermóide: formado por vários tipos de tecidos, é famoso pela presença de cabelo e dentes. Encontrado em todas as idades, mas é típico da mulher jovem.

6 - Fibroma: considerado um tumor benigno que geralmente cresce bastante, mais comum em mulheres que estão na peri-menopausa

7 - Chocolate (endometrioma): é um tipo de endometriose, temos um post no feed sobre ele.

E só para evitar confusão, nenhum desses cistos é relacionado a famosa Síndrome dos Ovários Policísticos ok? 😉

Você já teve algum desses cistos? Fique à vontade para compartilhar sua experiência nos comentários. Seu relato pode ajudar outras mulheres.

#Saúde #SaúdeDaMulher #Ginecologia #CirurgiaGinecológica #CirurgiaMinimamenteInvasiva ⠀
#CirurgiaPélvica #oncologiapelvica