Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

(19) 3234-1975

(19) 99978-9564

Avenida Barao de Itapura, 610 - 10 andar | sala 1017 - Botafogo - Campinas - SP - 13010-211

Notícias e Atualidades

Saiba mais sobre prevenção de câncer de colo do útero

A prevenção do câncer de colo do útero passa obrigatoriamente por evitar o contágio pelo HPV. Desenvolver a consciência sobre essa questão chave é fundamental para tomar os cuidados necessários no dia a dia e é sempre válido relembrá-los aqui.

1 - Vacinação contra o HPV
É a principal ação de prevenção focada na faixa etária da população com menos chances de já ter entrado em contato com o vírus porque supostamente ainda não entraram na vida sexual: meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre idade de 11 a 14 anos.

A vacina está disponível na rede pública de saúde, é gratuita, e protege contra os subtipos 6, 11 (causadores de verrugas genitais que podem evoluir ou não para um tumor) e 16 e 18 (responsáveis 70% dos casos de câncer do colo do útero)

Também pode ser realizada em mulheres adultas em outros cenários com efeito de melhor resposta imunológica ao vírus.

2- Teste para HPV
Comprovadamente muito efetivo em prevenir o câncer do colo uterino permitindo diagnóstico cerca de 10 anos antes do que se apenas fosse realizado o Papanicolau. Diagnósticos mais precoces significam tratamentos menos agressivos e qualidade de vida.

3 - Realizar o Papanicolau
a realização periódica do Papanicolau (logo, logo vem post exclusivo sobre esse exame) é uma forma de detectar o câncer de colo do útero precocemente, condição que amplia as possibilidades de tratamento e as chances de cura.

5- Tratar as lesões precursoras
Quem faz exames sempre pode encontrar as lesões precursoras e realizar o tratamento adequado das NICs é fundamental para prevenção do câncer do colo

5 - Sexo com camisinha
O HPV é transmitido por relações sexuais sem camisinha e usá-las é um ato consciente. Mesmo assim, é importante lembrar que o risco não é só na penetração. O contato com a bolsa escrotal e a pele das regiões vulvar, perineal e perianal também oferecem risco de contrair o vírus.

6 - Parar o tabagismo
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o tumor do colo do útero está diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados

Dúvidas? Deixe aqui nos comentários! Adoro esclarecer esse assunto!