Notícias e Atualidades
Síndrome geniturinária da menopausa
Se você acaba de entrar na menopausa e já percebe que a lubrificação está diferente, além de secura, ardor e irritação, sente dor ou desconforto no sexo e também notou que tem mais urgência para fazer xixi, saiba que pode ser síndrome geniturinária da menopausa.Estima-se que metade das mulheres que entram nessa etapa da vida tem esse problema que está diretamente relacionado à queda de produção de estrogênio. A baixa no nível desse hormônio provoca mudanças na fisiologia do aparelho genital feminino dando origem a todos esses sintomas e sinais que, obviamente, atrapalham a qualidade de vida da mulher.
Por conta da alta prevalência, muita gente pensa que essa síndrome é normal e que é só uma etapa da vida da mulher e é aí que está o erro. A síndrome geniturinária da menopausa pode e precisa ser tratada para que não se transforme em uma condição crônica.
Os tratamentos vão da terapia de reposição hormonal a aplicações de laser para estimulação de colágeno, que podem ser sugeridas pelo ginecologista após uma avaliação criteriosa.
Converse com seu médico sobre esse assunto e evite prejuízos à sua qualidade de vida.