Notícias e Atualidades
Tudo o que você precisa saber sobre verrugas vaginais
Verrugas genitais ou condilomas são excrescências papilares do tecido com vasos capilares centrais e de coloração avermelhada que podem ser únicas ou múltiplas na região íntima feminina, inclusive no colo do útero e vagina, e são manifestações de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).A principal delas é pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). De acordo com as orientações para o trato genital inferior, editada pela Febrasgo, 90% dos condilomas estão relacionados aos tipos 6 e 11 de HPV que produzem lesões sem potencial oncogênico.
As verrugas geralmente aparecem entre 3 semanas a 8 meses depois da infecção inicial e podem ser assintomáticas. Quando apresentam sintomas, os mais comuns são: ardência, sangramento após relação sexual, dor, queimação e até obstrução urinária em casos de grandes lesões.
O tratamento é variável e vai desde a remoção por métodos cirúrgicos como a cauterização química com ácidos em consultório, criocauterização, laserterapia, a depender do quadro da paciente.
A prevenção de verrugas vaginais é feita por meio da vacinação contra o HPV e do uso de preservativo na relação sexual.
É sempre conveniente lembrar que não existe tratamento para eliminar o HPV do organismo, mas as verrugas precisam ser tratadas pra diminuir a transmissão do HPV.