Notícias e Atualidades
Tumores ginecológicos em mulheres com idade avançada
A idade avançada é considerada um fator de risco para diversos tipos de câncer e os ginecológicos pélvicos não são diferentes neste quesito.Com exceção do câncer de colo do útero e de vulva, cujas principais causas são a Infecção por HPV e também uma condição chamada líquen vulvar, os demais geralmente, estão relacionados ao histórico de estilo de vida não saudável como tabagismo, uso de álcool, estresse e obesidade.
Depois da menopausa, o corpo da mulher passa por alterações hormonais e imunológicas que, somada aos fatores mencionados acima, aumentam as chances de desenvolvimento de tumores ginecológicos pélvicos.
Nesse contexto, o tratamento oncológico de mulheres idosas é um desafio tendo em vista que as condições clínicas e até mesmo eventuais limitações físicas podem ser agravantes.
Por isso, é fundamental que mulheres que já passaram dos 60 anos mantenham consulta ginecológica para a detecção precoce. Quando falamos em câncer, diagnosticar e tratar o quanto antes é decisivo.
#Saúde #SaúdeDaMulher #Ginecologia #oncogonecologia #câncerginecológicopelvico #CirurgiaGinecológica #CirurgiaMinimamenteInvasiva