Notícias e Atualidades
Qual a evidência de linfadenectomia no câncer de endométrio inicial?
Se estamos falando do Estágio I, ou seja, um câncer inicial, a biópsia do linfonodo sentinela será suficiente para quase todos os tumores (graus histológicos 1 e 2). Não tem diferença na sobrevivência, em anos, quando se fez linfadenectomia ou biópsia de linfonodo sentinela nesses casos.Lembrando que quando falamos de câncer de endométrio, a biópsia vai ser avaliada no microscópio e é feita uma análise do grau histológico do tumor em graus 1, 2 ou 3 - o grau histológico nos diz o quanto é aberrante o tumor, mais aberrante maior o grau, e também a agressividade.
Tenho muita alegria de ter visto a história sobre os linfonodos mudar durante minha formação médica e ver os papers mais esclarecedores fazendo seu papel na ciência e na vida das pacientes.
Confesso que o linfedema não é muito comum no primeiro ano após a cirurgia, mas para quem tira todos os linfonodos cerca de 30-50% podem ter linfedema após 8 a 10 anos da cirurgia, que é aquele edema nas pernas diário que vai precisar de várias terapêuticas para melhorar.
Referência: Sentinel lymph node biopsy in gogh-grade endometrial cancer: a systematic review and meta-analysis of performance characteristics. Marchocki et al
Estudos em andamento que estou ansiosa pelos resultados: FIRES, SENTOR, MDACC, SHREC
Conheça um pouco da técnica fazendo perguntinhas aqui