Notícias e Atualidades
Vamos falar sobre câncer de ovário?
Essa é uma conversa sempre oportuna tendo em vista que a maioria dos casos de câncer de ovário ainda são diagnosticados em estágio avançado.Um ponto importante que dificulta o diagnóstico precoce, é o fato de que os tumores no ovário não apresentam sintomas específicos na fase inicial. Em muitos casos, o problema só é detectado por sinais causados pelo crescimento do tumor: pressão, dor ou inchaço no abdome, pelve, costas ou pernas; náusea, indigestão, gases, prisão de ventre ou diarreia e cansaço constante.
Ter informações sobre o câncer de ovário (e todos os tipos de câncer) é essencial para prevenir e saber o que fazer em caso de um eventual diagnóstico.
Dentre os fatores de risco modificáveis para evitar tumores no ovário, o controle do peso corporal é o principal!
Quanto aos fatores de risco não modificáveis e aqui entram os fatores genéticos e hereditários, a medida cabível é conhecer seu histórico familiar e compartilhar todas as informações com o seu ginecologista para que ele possa lhe orientar sobre os exames necessários para uma avaliação de riscos.
#Saúde #SaúdeDaMulher #Ginecologia #CirurgiaGinecológica #CirurgiaMinimamenteInvasiva #CirurgiaPélvica #oncologiapelvica #oncoginecologia #oncogineco #cirurgiadecâncerginecológico